Mecônio, já ouviu falar?

Você já ouviu falar sobre o mecônio, mamãe? 

O mecônio  é a primeira fezes do bebê. Sua coloração é verde musgo e essa massa é formada por todos os componentes dissolvidos e absorvidos pelo bebê no líquido amniótico.  

Porém, é importante que estejam atentas, pois em alguns casos ele é eliminado no líquido amniótico, antes ou perto da época de nascimento, causando uma complicação denominada de síndrome da aspiração meconial (SAM). 

Ainda, você sabia que o mecônio pode ser um fator indicativo de cesariana pelo médico? É o profissional que identifica essa necessidade, portanto é necessário se informar mais sobre esse assunto.  

No blog de hoje, nós da G7 Assessoria abordaremos mais sobre esse assunto e daremos dicas importantes para que vocês consigam conhecer mais sobre e que irão ajudá-las com a prevenção.

Essa complicação geralmente pode acontecer quando o parto ocorre após as 40 semanas de gestação, podendo acarretar em alguns problemas como a aspiração do líquido pelo bebê. Nestes casos, a aspiração do mecônio pode levar à uma inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, dificuldade em respirar.

Há ainda fatores de riscos que ocasionam nesta síndrome de aspiração de mecônio (SAM), são eles:

  • Doenças placentárias que levam ao sofrimento crônico intra-uterino;
  • Idade gestacional;
  • Crescimento intra-uterino restrito;
  • Sofrimento agudo durante o trabalho de parto;
  • Escassez de líquido amniótico.

Porém, é necessário identificar se está ocorrendo um sofrimento agudo fetal ou não, e esse diagnóstico só é realizado pelo especialista médico, pois através desse  exame que é identificado a vitalidade (cardiotocografia – como um eletrocardiograma do bebê) ao longo do trabalho de parto, ele é essencial! 

Havendo alteração dos batimentos e na frequência cardíaca fetal, a antecipação do parto pode ser a melhor opção para o bem-estar físico do bebê e também a preservação da saúde da mulher também. Nesse caso, todo diagnóstico é realizado com a ajuda do profissional da saúde.

Vale ressaltar, que o mecônio pode ser um fator indicativo de cesariana pelo médico, porém é o profissional que identifica essa necessidade durante as consultas ou no período antecedente ao trabalho de parto. 

É necessário lembrar que a aspiração meconial é uma síndrome que tem os seus riscos, mas existe tratamento e na maioria dos casos não oferece risco de vida para o bebê e nem para a mamãe. É necessária uma avaliação indicada pelo obstetra. 

Ainda, apesar de ser quase impossível evitar a aspiração de mecônio (já que é algo que não pode ser controlado ou previsto), existem algumas recomendações para as mamães quanto aos cuidados durante a gravidez, são eles: não estimular o bebê em excesso, e se prevenir de possíveis infecções urinárias nesse período.

Buscar informações necessárias sobre o assunto com seu médico e estar atenta aos sinais do seu corpo, são prevenções necessárias nestes casos. As complicações são evitadas, quando se é assistida e acompanhada por bons profissionais da saúde, priorizem por um atendimento de qualidade sempre mamães! 

E aí, curtiram o conteúdo? Então compartilhem mamães 😉
Fonte: http://institutonascer.com.br/wp/meconio-voce-sabe-o-que-e-isso/

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *