Como cuidar dos primeiros dentinhos? A higiene bucal na primeira infância.

O que fazer quando a gengiva começa a coçar e os dentinhos estão querendo “dar o ar da graça?” E depois, como cuidar dos primeiros dentes? A gente te ajuda nisso!

Importante lembrar que desde a amamentação, é indicado que a boca do bebê seja limpa com uma gaze após cada mamada, isso retira os resíduos de leite materno, evitando o acúmulo de bactérias como o “sapinho” por exemplo. 

Como aliviar a dor dos primeiros dentes ?

Massageie a gengiva com ajuda de uma gaze ou dedeira, compressas de gaze com chá de camomila gelado onde está nascendo o dentinho, são também uma excelente ajuda. 

Os mordedores são também grandes aliados, eles aliviam o incômodo, distraem e divertem, os modelo mais indicados são os gelados, com água dentro.

Agora, o passo a passo para a hora da escovação:

  1. A  higiene precisa ser realizada por um adulto, que deve apoiar a cabeça do bebê para melhor o conforto dos dois.
  1. Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias, e creme dental com flúor (uma quantidade mínima, o suficiente para apenas “sujar” a escova).
  1. Escove com movimentos leves e fique atenta para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê. Se alguma parte não for escovada, poderá surgir cárie.
  1. Se o bebê apresentar dentes juntos, deve ser usado também o fio dental para remover restos de alimentos e placa bacteriana dos locais onde a escova não alcança.
  1. É normal alguns bebês com idade entre um e dois anos chorarem na hora da higiene bucal. Caso isso aconteça, músicas e livros podem ser excelentes aliados.
  1. Por último, não se esqueça de escovar bem a língua do bebê!

Alguns cuidados extras: 

Os bebês também não estão imunes a doenças que podem ser transmitidas pela saliva, como candidíase, herpes e demais infecções. Para prevenir, é preciso seguir alguma dicas como: 

  •  Não beijar a boca do bebê;
  •  Sempre limpar os brinquedos em que eles colocam a boca, incluindo mordedores;
  •  Não compartilhar utensílios, como talheres e escovas de dente;
  • Esterilizar chupetas e mamadeiras.

Escove os seus dentes junto ao seu filho ou filha, te observar vai ser um grande exemplo!

Esperamos que essas informações possam contribuir muito com a saúde bucal do seu bebê, comente nas nossas redes sociais, o que você achou, e nos envie sugestões 😉

Até o próximo post! 😀

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *