bebê características

8 características de um recém-nascido

Os recém-nascidos possuem características únicas e evoluem com muita rapidez. Para as mamães de primeira viagem, é importante conhecer essas características para saber cuidar dos seus bebês da melhor forma. Por esse motivo, elaboramos o post a seguir com as principais características de um recém-nascido. Confira!

Principais características de um recém-nascido:

Antes do parto, o bebê passou nove meses completamente protegido e agora adentra em um ambiente desconhecido. É normal que ocorra um período de adaptação fisicamente, porque tudo é novo e diferente com o qual ele estava acostumado. É por esse motivo que recém-nascidos possuem características tão únicas, que deixam as mamães fascinadas.

  • A pele

A pele do recém-nascido costuma ter um tom avermelhado. Isso ocorre porque a circulação sanguínea é lenta logo após o parto. Ao final da primeira semana de vida, a pele do bebê vai se tornando mais clara, indo para um rosa, até adquirir o tom de pele que ele terá.

Quando os recém-nascidos sentem frio, é comum ficarem com a pele levemente azulada nas extremidades. Outra mudança no tom de pele que também é relativamente comum é a cor amarelada, que é chamada de icterícia. Esse tom de pele diz respeito ao fígado ainda em formação nos primeiros dias de vida.

Também podem ocorrer manchas azuis nas costas e nádegas, que desaparecem sozinhas com o tempo.

  • A cabeça

Os ossos da cabeça do recém-nascido não estão completamente formados, de forma a facilitar o parto. A cabeça também pode ter um formato alongado pelo mesmo motivo.

O recém-nascido também tem a fontanela permeável, conhecida popularmente como moleira, que se trata de um local na parte mais alta da cabeça onde não existe osso palpável. A fontanela está ali para o desenvolvimento do cérebro nos primeiros meses de vida e se fecha ao fim do primeiro ano.

No entanto, é recomendado para as mamães tomarem um cuidado extra com essa parte da cabeça, evitando quedas e acidentes, por se tratar de um local extremamente delicado.

  • O rosto

O rosto do recém-nascido costuma ser inchado devido ao excesso de líquidos. Os traços vão aparecendo conforme o bebê vai desinchando. Os olhos muitas vezes permanecem fechados, devido ao inchaço.

Além disso, as orelhas ainda não possuem “cartilagem firme”, por isso podem estar dobradas e o nariz costuma estar com secreções.

  • O corpo

Enquanto ainda no útero, a pele do feto é coberta por uma camada de pelos, que vão caindo aos poucos após o parto. Essa camada fina de pelos é conhecida como lanugo.

  • O cabelo

O cabelo é algo que varia de bebê para bebê. O recém-nascido pode ter muito ou algum cabelo ou ser completamente careca. De qualquer forma, esse cabelo vai cair, para dar lugar ao cabelo permanente.

  • O umbigo

O umbigo do recém-nascido possui restos de cordão umbilical, que secam e caem entre 5 e 15 dias após o nascimento. O abdômen é frágil e, geralmente, o bebê tem uma hérnia umbilical. No entanto, conforme o bebê for conseguindo sentar-se e ficar em pé, o abdômen se fortalece naturalmente.

  • Os sentidos

O recém-nascido já nasce com todos os sentidos desenvolvidos, mas os olhos são muito sensíveis a luz. Os bebês enxergam a uma distância de aproximadamente 30 cm e não conseguem diferenciar cores corretamente.

Nas primeiras semanas de vida, os músculos dos olhos ainda estão não estão totalmente sob controle do bebê, por isso muitas vezes ele pode ficar vesgo. Mas é normal e passa!

  • O sono

Recém-nascidos dormem, em média, 16 horas por dia e costumam acordar nos momentos de mamar. Todo esse sono é essencial para a liberação dos hormônios do crescimento e ativação do sistema imunológico.

Mamães, gostaram desse conteúdo? Deixem seus comentários abaixo e vamos trocar mais ideias sobre a vida materna e todos os poderes de uma mãe.

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *