A chegada do primeiro filho é um misto de sentimentos. Cada mulher tem suas dúvidas sobre a maternidade e recebe uma série de conselhos que, muitas vezes, podem mais confundir do que ajudar.
Para te ajudar nesse momento tão importante, separamos algumas dicas essenciais para que a sua experiência com a maternidade seja segura e consciente, proporcionando toda a saúde e cuidados necessários. Boa leitura!
A importância do pré-natal para as mamães de primeira viagem
Você sabia que o pré-natal é um acompanhamento muito importante para a gestação? Esse período é uma estratégia médica para a redução da mortalidade materna e a garantia de uma gestação sem riscos.
O pré-natal pode ser feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, que oferece um acompanhamento completo, onde é possível solicitar exames, medicamentos, se necessário, e acompanhar todo o desenvolvimento do bebê.
Como o SUS pode atender as mamães de primeira viagem?
Para a gestante ter acesso ao pré-natal pelo SUS, é importante que ela faça o seu cartão do SUS. Com o cartão em mãos, a futura mamãe só precisa ir até a unidade de saúde mais próxima para iniciar o pré-natal.
Buscar o conhecimento médico pode ajudar as mamães a se manter informada, buscando sempre o melhor para a sua gestação. Por isso, é importante também ficar atenta aos principais mitos e verdades sobre a gestação.
Mitos e verdades sobre a primeira gestação
Existem muitas crendices populares que podem confundir as mamães de primeira viagem. Para isso, separamos as mais comuns para você ficar atenta e saber o que pode ou não contribuir para uma maternidade segura.
“Se a barriga estiver pontuda, é menino. Se estiver arredondada, é menina”. MITO
Muitas mamães já escutaram isso durante a gravidez, mas a verdade é que a definição do sexo do bebê só ocorre através de exames médicos. Não existe nenhum estudo que comprove outros métodos para descobrir se é menino ou menina.
“O feto consegue sentir quando a mulher está em uma relação sexual”. VERDADE
O bebê é capaz de sentir o prazer que a relação sexual proporciona à mulher. Ou seja, se a relação proporcionar um bem-estar à mamãe, o bebê sentirá esse relaxamento. A relação sexual é permitida durante a gravidez, desde que não existam restrições médicas.
“Se a mulher tiver o primeiro filho de cesárea, ela não pode ter o segundo de parto normal.” SERÁ?
Para responder a essa pergunta, o canal do YouTube Poder de Mãe, apresentado por Ivesile Fonseca, que é mãe, advogada e professora, recebeu uma especialista para falar sobre o assunto.
Quem vai comprovar se isso é um mito ou verdade é Debora Farias, enfermeira e mãe de dois filhos, e também vai dar dicas muito importantes para uma gestação segura para as mamães de primeira viagem.
Acesse o vídeo aqui
SAIBA TUDO: DÚVIDAS DA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM | PODER DE MÃE
Acompanhe o canal do Poder de Mãe no Youtube e tenha acesso a informações essenciais para uma maternidade saudável e consciente.