mãe com bebê ao colo

Mães de primeira viagem: dicas essenciais sobre a maternidade

Sabemos que a chegada de um recém-nascido é algo que traz muita alegria, e para as mamães de primeira viagem pode ocorrer aquele medo e ansiedade. É claro que não nascemos sabendo de tudo e aprendemos no decorrer do tempo.

Estar preparada para quando o bebê chegar diminui os níveis de estresse, assim toda mulher consegue desfrutar desse momento tão maravilhoso. Por isso, preparamos dicas especiais para que você consiga se preparar para esse momento.

Permita ser ajudada

Uma característica principal de qualquer mãe, é cuidar e proteger o seu filho, e desejamos de alguma maneira conseguir fazer tudo sozinha. Porém, neste momento a rotina pode ser bem cansativa, pois tudo vai girar em torno do bebê.

Por isso, permita ser ajudada, seja por familiares ou pessoas responsáveis, como babás ou auxiliares. Tenha em mente, que você precisa descansar sempre que possível.

Possua um plano de parto

O primeiro passo para o início da maternidade, com toda certeza é o parto, que será algo que vi marcar a vida de qualquer mãe. Nesse sentido, fazer o planejamento com o seu obstetra é importante, para decidir o tipo de parto, levando em conta a saúde da gestante e do bebê.

Ter um plano de parto é justamente para traçar todos as diretrizes que a mulher deseja possuir ou realizar durante o trabalho de parto, como:

Se deseja ou não o uso da analgesia;
Se prefere ouvir músicas;
Quem vai acompanhá-la durante o parto;
Se prefere ou não ter uma doula;
Qual a posição que deseja ou quais as posições que possam ser mais favoráveis para o seu parto.
Faça uma visita a maternidade
Mesmo que você já tenha em mente onde o seu bebê vai nascer, visitar a maternidade dias antes, é algo que pode trazer calmaria a toda mamãe, pois oferece aquele sentido de familiaridade com o local.

Procure traçar o melhor caminho até a maternidade, e quanto tempo pode gastar até chegar. Observe a estrutura do lugar e toda a equipe, pois, você precisará de toda assistência necessária.

Mantenha-se descansada próximo a data do parto
Quanto mais próximo a data do bebê vir ao mundo se aproxima, mais a ansiedade aumenta e os incômodos também. Algumas mães relatam que não conseguem dormir bem, porém, por mais que isso ocorra, é muito importante descansar o máximo possível. Pois, irá precisar de muita energia para quando chegar a hora de dar à luz.

Mantenha calma quando o bebê chorar

Os primeiros dias podem ser os mais estressantes, pois é nesse momento onde todos estão se adaptando à nova rotina e o mais novo integrante da família. Neste instante é onde mais irá ouvir o choro do seu bebê.

Como ainda são apenas recém-nascidos, a forma que eles encontram para se comunicar é através dos choros, e para uma mãe de primeira viagem pode ser desesperador. Mas mantenha calma, nem sempre isso é sinônimo de fome ou dor, pode ser apenas tédio ou vontade de ficar no colo para se sentir seguro.

Coloque o bebê para dormir sempre que ele der sinais de sono
Sempre que o seu neném der sinais de sono, o coloque para dormir, pois quando ele está muito cansado, pode ficar bastante irritado. Tenha em mente deixá-lo em um ambiente calmo e tranquilo, com músicas relaxantes, mas deixe os sons naturais da casa para que dessa forma ele consiga se acostumar.

Descanse sempre que puder

Para toda mamãe de primeira viagem uma dica importante é: durma sempre que for possível. Parece simples, mas na correria de cuidar do bebê isso pode passar despercebido.

Então, sempre que tiver uma chance ou entre as horas de sono do seu recém-nascido, durma também, para que no momento em ele precisar você esteja descansada e relaxada.

Sabemos que ser mãe não é tarefa fácil, principalmente quando é mãe de primeira viagem. Porém, esperamos ter ajudado bastante através dessas dicas que preparamos.

Então descanse bastante e se prepare tanto fisicamente quanto mentalmente, pois quando o seu bebê chegar será um momento inesquecível principalmente para você. Se tornar mãe, é bem desafiante, mas é algo maravilhoso.

Mamãe, gostou deste conteúdo? Deixe seus comentários abaixo e vamos trocar mais ideias sobre a vida materna e todos os poderes de uma mãe.

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *