Desfralde! O que você precisa saber

Mamãe, você sabia que não existe um momento certo para a criança deixar as fraldas? A decisão deve ser individual e tudo depende exclusivamente do tempo da criança considerando dentre tantos aspectos sua maturidade em compreender essa fase. 

No blog de hoje, nós da G7 Assessoria abordaremos aspectos importantes desse momento do desfralde, para te ajudar a lidar melhor com esse momento. 

A psicanálise mostra que essa fase é super importante para o desenvolvimento infantil, pois é quando as crianças exercem e praticam seu autocontrole, se relacionando até mesmo com a própria capacidade de criar. 

Muitas mamães sentem ansiedade neste passo do desenvolvimento do seu filho (a), mas a principal orientação é manter a calma! Isso vai acontecer gradualmente no momento certo, respeitem cada tempo desse processo.⠀

Muitas das vezes acaba sendo mais simples do que pensamos! O papel principal como pais  é dar suporte e  apoio emocional, oferecer recursos e trabalhar nossa própria inteligência emocional, precisamos impulsionar e dar recursos necessários para proporcionar autonomia aos nossos filhos.

Uma dica que damos é: que a criança tenha à sua disposição um penico só seu, ou até mesmo um assento redutor infantil para vaso sanitário com escada. Pois, assim terá a chance de explorar um meio adaptado ao seu tamanho e fará com que consiga atribuir melhor sua consciência e se relacionar com o momento de ir ao banheiro.

Uma boa conversa e algo como a contação de uma “historinha” para  apresentar ludicamente o banheiro, poderá colaborar bastante para esse momento, pois através das  suas experiências é que a criança vai compreender melhor a necessidade de  fazer suas necessidades fisiológicas naquele ambiente. Pensem nisso!

Consideramos ainda pontuar que, é com as habilidades de lidar com os próprios sentimentos que elas mais aprendem. Tenha paciência, tolerância, respeito e gentileza ao guiá-las no entendimento do que estão sentindo e o que querem. Tudo tem seu tempo e todo processo ocorre de maneira única para cada um.

Pensem, que todo esse processo se faz importante e coerente quando temos em mente que somos um guia para direcionar ao alvo que queremos que nossas crianças atinjam, então tenham mais propósito e menos crítica, com essas combinações com certeza seu filho se sentirá seguro e automaticamente terá sucesso no desfralde. 

Por fim, considerem fazer desse tempo leve com brincadeiras, paciência e uma dose de carinho, todo mundo precisa associar processos “árduos” com o prazer das conquistas. Sejam criativos!

Curtiram o conteúdo? Quais seus maiores desafios com o processo de desfralde? Conta pra gente 😉

Fonte:  https://www.instagram.com/p/CKtEfX7idT-/?igshid=41ztaqp485qt 

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários (01)