Mãe realizando ultrassom

A Importância do pré-natal e os exames necessários

A princípio, uma gestação pode mudar toda a rotina de uma mulher. Logo após que se descobre a gravidez, é necessário colocar como ponto principal sua saúde e a do bebê, por isso o acompanhamento pré-natal é tão importante.

Além disso, através dos exames que são necessários realizar, é possível saber sobre o desenvolvimento do bebê, ganho de peso, as fases da gestação e o cuidado que se deve ter em cada uma delas.

Por isso, confira abaixo a importância dos exames e quais são necessários fazer durante o período do pré-natal.

Qual a importância dos exames do pré-natal?

 

Como é possível perceber, o pré-natal é uma etapa fundamental na vida de uma gestante, pois, esse acompanhamento prepara a futura mamãe o bebê para um parto seguro e tranquilo.

Em geral, esse acompanhamento é realizado através de um médico obstetra, dessa forma, é possível aumentar as chances de tratamentos para possíveis doenças que podem ser descobertas ainda na gravidez.

Além disso, é possível diminuir as hipóteses de um parto prematuro ou aborto. Em alguns casos pode ocorrer uma gravidez de risco, complicações e até mesmo desenvolver pré-eclâmpsia, e todos esses fatores podem ser controlados durante o pré-natal.

Outro quesito importante, é que a mãe também será aconselhada sobre alimentação, vitaminas que são necessárias tomar, atividades físicas indicadas, até mesmo como agir durante esse período.

Quais são os exames necessários durante o pré-natal?

 

Para todo o acompanhamento durante a gravidez é necessário realizar alguns exames como, por exemplo:

Consulta pré-concepção

Em suma, esse exame está voltado para quando a mulher começa a se preparar para engravidar, ou seja, é realizada uma avaliação para observar riscos e orientações relevantes para a mulher.

Desta forma, é possível saber como está a saúde da futura mamãe e prevenir alguns riscos como diabetes ou hipertensão arterial.

Exames do primeiro trimestre

Geralmente, no primeiro trimestre, o médico irá solicitar nas consultas exames de análise sanguínea, que terão a finalidade de identificar se a gestante está com anemia ou com alguma condição no sistema imunológico.

Outro exame muito importante é o de fator Rh. Com essa análise, será possível identificar o tipo de sangue da mãe, para possíveis transfusões. Além disso, se a mãe for positiva e o bebê negativo, pode haver algumas complicações.

Alguns exames são:

    • Tipo sanguíneo e fator Rh;
    • Glicemia em Jejum;
    • Urocultura e urina tipo l;
    • Ultrassonografia obstétrica inicial.

Exames do segundo trimestre

 

Em geral, é possível que nessa fase consiga identificar qual o sexo do bebê. Em alguns casos, esse momento é considerado pelas mulheres o mais tranquilo, pois é o momento em que alguns sintomas iniciais, como enjoos, diminuem.

Os principais exames desse período são:

    • Ultrassonografia morfológica;
    • Exames para diagnosticar possíveis diabetes gestacionais, se houver fator de risco para a doença.

Exames do terceiro trimestre

Quando chega o terceiro trimestre da gravidez, é preciso repetir alguns exames como, hemogramas e algumas sorologias. Além disso, nesse momento é feita a pesquisa da bactéria estreptococo do grupo B.

Os exames fundamentais são:

    • Hemograma;
    • Sorologias para sífilis, HIV, e Hepatites B e C;
    • Pesquisa do estreptococo tipo B;
    • Ultrassonografia obstétrica.

Além disso, o médico pode solicitar outros exames, se for necessário.

Por fim, é possível notar que o pré-natal é algo fundamental durante toda a gestação, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Através dos exames é possível observar o desenvolvimento das crianças e identificar possíveis doenças.

Por isso, não deixe de procurar um especialista que possa lhe acompanhar durante toda essa fase tão importante.

Mamães, gostaram desse conteúdo? Deixem seus comentários abaixo e vamos trocar mais ideias sobre a vida materna e todos os poderes de uma mãe.

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *