A importância da soneca para a saúde do seu filho

A fase de crescimento do seu bebê  e criança, é muito importante, principalmente no que tange o aspecto de desenvolvimento cognitivo. Para que isso ocorra sem entraves você sabia que eles precisam estar com o sono em dia? Isso mesmo, sonecas são essenciais para a saúde deles. 

No blog de hoje, nós da G7 iremos ajudar vocês mamães a conhecer melhor sobre essa dificuldade e dar dicas para ajudá-las a entender melhor sobre o sono do seu filho. 

Alguns estudos feitos por pesquisadores mostram que pular a hora da soneca pode trazer consequências negativas, como ansiedade, irritação, dificuldade de memorização e falta de interesse pelas brincadeiras. 

Muitas vezes, pensamos que eliminar a soneca diurna fará a criança dormir mais cedo e melhor a noite, porém infelizmente não é assim acontece. A pergunta mais recorrente é: Então como organizar o sono dos pequeninos no decorrer dos anos? 

Se a criança tem: de 3 meses até 2 anos⠀

Recomenda-se uma soneca de 1 hora no período da manhã, relaxando para aumentar a fome no almoço, e outra à tarde, para um descanso das atividades. Isso também ajuda a organizar o horário de dormir do bebê.⠀

Dos 2 anos até 3 anos⠀

A soneca de 1 hora pode diminuir para uma vez ao dia, preferencialmente à tarde, logo depois do almoço. Até aproximadamente os 4 anos de idade ainda pode surgir a necessidade de uma sonequinha aqui e outra ali.⠀

Mas afinal, como deve acontecer a hora da soneca? A soneca pode acontecer no berço, na cama ou sofá (para os maiores), no carrinho ou Moisés, quando o bebê é pequeno. A verdade é que não existe um método correto, tudo depende do ambiente em que estiver. Então sem culpa e sem crise, ok mamães? 

Sempre que estiverem em ambientes internos, deixe o ambiente à meia-luz, sem precisar de silêncio total na casa, para que a criança diferencie a soneca do dia da dormida a noite. Determine um horário limite, a soneca não pode durar a tarde toda, de 1 a 2 horas já é o suficiente, caso contrário prejudicará o sono noturno.⠀

Uma dica para seu auxílio é que planeje  a soneca sempre para antes das 16h, assim não dificultará o sono da noite. O organismo da criança precisa se habituar aos mesmos horários e rotinas. Isso é muito importante para que o descanso seja efetivo.

Tenha em mente que precisamos respeitar a necessidade de descanso dos pequeninos, pular a soneca não é uma boa opção! Caso perceba algo fora do comum, é necessário contatar um especialista médico para que seja feito o diagnóstico correto do cuidado com a saúde do seu filho. 

Curtiram o conteúdo? Então compartilhe com mais mamães e ajude aquelas que estão tendo dificuldade com esse momento 😉

 

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

Garanta seu auxílio maternidade

Fale com um especialista e descubra hoje se você pode ter direito ao benefício.

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *